terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Artigo- Na Berlinda

          Eric do Vale  



Em meados de 1996, Paulo Francis falou em um programa televisivo que os funcionários do primeiro escalão da Petrobras desviavam verbas da estatal e depositavam em contas de bancos suíços. Assim que tomou conhecimento disso, Joel Renó, então presidente da Petrobras, moveu um processo contra o jornalista, resultando na morte desse por enfarto fulminante.

Vale lembrar que esse episódio ocorreu no período em que o Brasil era governado por Fernando Henrique Cardoso, entretanto o nosso país, desde sempre, é assolado por uma forte onda de amnésia. Talvez, seja por isso que boa parte da população brasileira entregue o “troféu abacaxi” para Lula e companhia limitada, elegendo-o por unanimidade como o suprassumo da corrupção.   

Recentemente, o Ricardo Boechat chamou o ex-presidente FHC de oportunista, quando esse pronunciou o seu descontentamento com o governo da Dilma Rousseff em virtude do envolvimento de seus partidários no esquema de corrupção da estatal. Ao expressar o seu ponto de vista, o jornalista realçou que independentemente de qualquer governo, sempre houve fraudes na Petrobras. Esse seu ponto de vista valeu-se do Prêmio Esso de Jornalismo que arrebatou, em 1989, por denunciar as falcatruas dentro da estatal, ocorrido durante a gestão do José Sarney.

Desde que veio à tona o escândalo da Petrobras, os nossos patrícios não cessam de afirmarem que esse fato, somado aos demais, tornou-se uma razão decisiva para expressarem total descontentamento com o Governo Federal.

Em nenhum momento, despertei o desejo de ocupar o posto de dono da razão e também não pretendo desempenhar o papel de advogado do atual Governo Federal, mas, nessas condições, vejo-me obrigado, novamente, a bater na mesma tecla: o PT não é o pivô dessa corrupção que impregna o cenário político nacional.

Àqueles que gostam de se jactarem com um “aguçado senso crítico”, aconselho a estudarem a história do Brasil, em vez de delegarem as responsabilidades nas mãos de um determinado grupo ou indivíduo. 






Confiram hum page Minha los Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746


Caso me desejem adicionar nenhum facebock Meu, Acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem also hum fà página Fazer facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário