domingo, 23 de junho de 2013

Crônica - Estamos Evoluindo

      Eric do Vale



Se anunciássemos que ocorreria uma manifestação capaz de mobilizar  a população brasileira, ninguém levaria isso a sério até o momento em que um protesto contra o reajuste do preço das passagens de ônibus adquiriu maior intensidade e se propagou para outras cidades do país, servindo de estopim para que todos tivessem a iniciativa de comparecer às ruas com o intuito de reivindicarem outros direitos de cidadão.  

Além de espontâneo, o levante popular também pode ser considerado como um fenômeno isolado, porque não contou com nenhum suporte midiático e agremiação partidária, diferenciando-se de qualquer outra manifestação, no Brasil, já realizada. Esses protestos vieram a calhar, justamente, com os dias em que antecederam a dois eventos importantes para o nosso país: A Copa das Confederações e a votação do Congresso Nacional para a PEC 37.

Sem nenhuma demagogia, não há duvida de que, agora, estamos vivenciando um momento único e decisivo para a nossa história, considerando que, no próximo ano, além de sediarmos a Copa do Mundo, também serão realizadas eleições estaduais e federais, permitindo que a nossa vertente patriótica não se resuma somente em uma partida da seleção brasileira. 

Aqueles que apontam essa onda de protestos como um reflexo do atual governo, estão equivocados, porque a bandalheira que corrói o cenário político brasileiro é uma bola de neve que, com o passar do tempo, vem ganhando maiores proporções. Todo e qualquer líder político, quando eleito e empossado, tem por obrigação saber que jamais se subestima a população a quem governa e, mesmo a ludibriando, nada é perdurável. Tal erro é cometido, constantemente, por todos os governantes de qualquer parte do Brasil e do mundo.

A indignação misturada com a ânsia de melhores mudanças, estampada nos semblantes daqueles que aderiram ao protesto, transparece de tal forma, que pode ser traduzida por meio dos versos da canção É, do Gonzaguinha.

Em contrapartida, existem aqueles que afirmam que tudo isso não passa de uma ação de vândalos, visto que os veículos de comunicação dão margem aos “desordeiros”, omitindo a ação policial que não cessa em atirar balas de borracha e gases em pessoas de braços erguidos. É inevitável, nesse tipo de situação, não haver confrontos e, principalmente, presenciar pessoas que se portam de modo inadequado, vindo a denegrir o movimento. Mas nada disso desmerece o valor desse levante que vem ganhando maior credibilidade, impossibilitando os arsenais e batalhões de conterem uma população enfurecida.   

Esse ato corresponde a uma resposta do povo não apenas das elites, mas também de boa parte da sociedade desse país que padece ou se deixa contaminar pelo “Complexo de Vira Latas”.



Confiram a minha  página em Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746

 Caso desejem me adicionar no meu facebock,acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem também a fã page do facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário