Eric do Vale
Uma professora da Faculdade de Direito
compartilhou, em sua rede social, uma manchete noticiando que alunos do ensino
médio de uma escola pública, do Amazonas, recusaram-se a fazer um trabalho
sobre a cultura afro-brasileira, alegando motivos religiosos. Expressei o meu
ponto de vista, assim que li a matéria, para, logo em seguida, fazer os ajustes
necessários e convertê-los neste texto opinativo.
Aqueles que estudam ou pretendem cursar
Direito devem estar a par de que irão lidar, a todo o momento, com a dignidade
humana. Tal tema é bastante discutido ainda no primeiro semestre do curso e
adquire maior amplitude nos períodos posteriores por meio de disciplinas, como
Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional e, sobretudo, Direitos
Humanos.
O advento da Constituição
Federal, em 1988, e as evoluções sociais, ocorridas durante a
contemporaneidade, possibilitaram que uma parcela de grupos, então colocados à
margem da sociedade, denominados de minorias (negros, homossexuais, portadores
de limitações, presidiários e dentre outros) garantissem os seus direitos.
Em contrapartida, existem aqueles que
declaradamente, ou não, se opõem às minorias por meio de argumentos desconexos
e tacanhos que, além de serem similares aos pensamentos defendidos pelos
fascistas, demonstram que a ignorância é o seu maior sustentáculo. Foi
exatamente isso que aconteceu nessa escola pública do Amazonas.
Esses alunos afirmaram que o trabalho
fazia apologia à permissividade e, sobre essa justificativa, recusaram-se a ler
obras como O Guarani, Macunaíma e Casa
Grande & Senzala. Tamanho foi o rebuliço, que membros da OAB, do
Ministério Público e de grupos LGBT debaterem sobre o ocorrido, objetivando
orientar os estudantes.
Vale lembrar que esse é um de muitos
casos de intolerância ao qual, diariamente, tomamos conhecimento e, somado aos
demais, não chega a adquirir enormes proporções. E sendo assim, a questão não é
saber a que ponto chegamos, mas sim aonde, desse jeito, vamos chegar?
* Publicado nesta mesma data no Jornal O Povo.
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