terça-feira, 22 de outubro de 2013

Crônica - Você Se Lembra?

Eric do Vale


Presa a uma cadeira de rodas e enfrentando dificuldades financeiras, nada lembrava os áureos tempos em que fora considerada uma das mais belas e talentosas atrizes de sua geração. O dilema atravessado por Norma Bengell, mostrado em um programa televisivo, percorreu o meu raciocínio nos dias em que antecederam o seu falecimento. Quando isso aconteceu, logo associei esse fato a uma crônica de Zeca Baleiro.

Publicada na revista Isto É, o músico maranhense, em sua coluna, explorou a escassez de memória, predominante em nosso país, e utilizou Jorge Dória como referência. Impossibilitado de atuar, após sofrer um AVC, ele se afastou dos holofotes e ninguém mais teve noticias suas, especulando-se até que já estivesse morto. Zeca Baleiro ainda fez menção a um dos clichês bastante utilizados por nossa população: “O povo brasileiro não possui memória”.

Essa frase, aliás, permite com que eu, despretensiosamente, faça as honras de obituário ambulante, lembrando que, uma semana antes do desaparecimento da Norma Bengell, outras duas figuras bastante populares na televisão brasileira, Claudio Cavalcante e Ênio Gonçalves, morreram, quando há algum tempo, já se escondiam no anonimato, destino muito comum ao pessoal do meio artístico nacional.   

A falta de memória da qual convalesce  grande parte de nossos compatriotas pode ser considerado como algo alarmante, tendo em vista que isso não está restrito apenas no campo das artes e entretenimento, porém de uma maneira bem generalizada.

Não é a minha intenção subestimar a inteligência de ninguém, mas nessas circunstâncias proponho ao leitor um desafio: saberia me dizer os últimos grandes acontecimentos sociopolíticos em nosso país? Está bem, vou pegar leve: que tal um fato marcante nesse ano?


Arrisco em dizer que no futuro, não muito distante, a palavra “memória” além de ser extinta do nosso vocabulário, tornar-se-á inexistente nos dicionários, um percurso semelhante ao da língua latina.


Confiram a minha  página em Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746

 Caso desejem me adicionar no meu facebock,acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem também a fã page do facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário