quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Artigo- * Qual É O Seu Partido?

Eric do Vale


Pelas mais variadas razões, cumprimos, bienalmente, o dever cívico de eleger aqueles que hão de ocupar uma vaga nos poderes executivo e legislativo, entretanto terminamos por esquecer um detalhe de suma importância: a filiação partidária de tais candidatos.

Alguém já teve, pelo menos uma vez, o obséquio de conhecer o partido do seu candidato e dos adversários desse? Procuraram saber em quais fundamentos essas agremiações partidárias foram concebidas? E se as plataformas de governo desses candidatos vão ao encontro às dos partidos em que estão engajados?

Seria muito fácil admitir que a escassez de consciência partidária no Brasil decorre de uma suposta “ignorância” do nosso povo, se essa responsabilidade também não fosse atribuída aos políticos.

A fidelidade partidária no Brasil é algo que, ultimamente, vem rareando, devido à constante troca de partidos que deixou de ser corriqueira, convertendo-se para a banalidade, sem falar na inversão de valores ideológicos que muitas destas facções vêm demonstrando, uma vez que possibilitamos a chegada destes ao poder.

Por isso, é importante que, no bojo das eleições, o eleitor faça valer os seus direitos de cidadão não se limitando apenas a votar por uma questão de obrigatoriedade, como vem sendo nos últimos tempos.


* publicado no dia 3 de setembro de 2014 no Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário