sábado, 1 de junho de 2013

Conto - Acerto De Contas


Eric do Vale




"Não se afobe, não

Que nada é pra já

O amor não tem pressa

Ele pode esperar."

(Chico Buarque. Futuros Amantes)





Apesar de não tê-la excluído, achou conveniente não procurá-la. Ligar pra quê? Ela não iria atender e, mesmo que atendesse, qual desculpa daria? Quando se conheceram, na aula de natação, ele estava iniciando um relacionamento que, diga-se de passagem, foi muito desgastante. Mesmo assim, ele fez questão de mantê-lo e arranjava um pretexto para aproximar-se dela, nem que fosse para bater um papinho. Fosse por medo ou bom senso, decidiu não arriscar e acabou perdendo-a de vista. Só alguns anos depois, quando já se encontrava solteiro, ao lembrar-se dela, questionou-se: “Por que eu não aproveitei? Deveria ter chutado o balde...”.

Um dia, ele recebeu em seu escritório um senhor chamado Augusto que tinha como finalidade propor-lhe um negócio. Ciente de que Augusto trabalhava na mesma empresa que ela, não titubeou:
-A propósito, conheço uma pessoa de lá, há tempos que não a vejo.
Quando disse o nome dela e a descreveu, imediatamente Augusto respondeu:
-Ela ainda trabalha conosco.
Admirado com a informação, perguntou:
-Você, por acaso, tem o telefone dela?
- É lógico!

Fornecido o número, ele anotou e, após Augusto ir embora, não perdeu tempo e ligou para ela. O dialogo foi curto, mas teve continuidade durante a semana até que um dia, pouco antes de sair para o almoço, ele, num rompante, ligou para ela convidando-a para almoçar. Aceitando o convite, os dois se encontraram num restaurante próximo de um Shopping Center. Informado de que ela estava solteira há quase um ano, constatou que agora o tempo havia se tornado o seu grande aliado, mas era preciso ter um pouco de paciência para alcançar o seu objetivo. Os telefonemas tornaram-se frequentes e eles marcaram novamente, de se verem, na hora do almoço. Passando perto do cinema, ele apontou para um filme em cartaz:
-Esse filme deve ser muito bom. Estou louco pra vê-lo.
 Prestes a convidá-la, ela disse:
-É sim, com certeza. Eu vi semana passada com aquele meu amigo.
- Amigo?_Fazendo-se de desentendido.
 -Aquele que te falei... o meu ex...
Para ele meia palavra bastava. Disfarçou a sua decepção, mista de espanto, e a conversa tomou outro direcionamento. Ao despedir-se dela, constatou: “Não tinha que ser, se naquela época não deu certo...”. Só restava-lhe ir a forra com a sua solteirice, o que não demorou muito. Noites, baladas, mulheres e em menos de um mês ele, praticamente, já havia se esquecido dela até telefonar-lhe e questionar a sua ausência. Informado de que ela havia terminado, de uma vez o seu namoro, combinaram de irem ao cinema. Findada a ligação, ele pensou: “É agora ou nunca”. No meio da sessão, segurou na sua mão, mas ela hesitou. Perto de irem embora, ela pediu-lhe um tempo, alegando que precisava colocar a cabeça no lugar. Nessas condições, ele achou coerente jogar a toalha e, mais uma vez, aproveitar a sua vida de solteiro. Passaram-se mais de dois meses, quando recebeu um torpedo: “O que aconteceu? Você está sumido!”. Desconhecendo o número e pensando que fosse algum rolo, resolveu ligar para saber quem era e ouviu a voz dela.







Confiram a minha  página em Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746

 Caso desejem me adicionar no meu facebock,acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem também a fã page do facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto

3 comentários:

  1. olá. Gostei das suas crônicas. Mostrei pro meu namorado e ele disse que eu era metida a difícil do mesmo jeito que a garota do texto. Esta última é ficção ou é baseada em fatos reais?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ficção Vanessa. Comecei a redigí-la quando estava ouvindo Futuros Amantes.Daí, correu a ideia de escrever isso. Inclusive , eu me inspiei na forma como ele escreve os romances dele. Qual é o teu email ou Facebocl, Vanessa?

    ResponderExcluir