terça-feira, 7 de julho de 2015

Artigo- Na Mesma Balança

Eric do Vale


Ao passo que a nossa Constituição concede a todos nós, brasileiros, o direito de expressarmos as nossas opiniões, esse mesmo documento também preza pelo repúdio de todo e qualquer ato considerado racista. Além de paradoxal, esse assunto compreende tamanha complexidade levando-nos a fazer a seguinte pergunta:  todo pensamento, quando apresentado, pode ser considerado como preconceituoso?
É difícil de responder, pois não há um critério especifico para diferenciar uma coisa da outra.  Sem falar que, atualmente, a justiça brasileira encontra-se bastante férrea em relação a essa temática.
Mesmo assim, é importante debater esse assunto para evitar certas distorções, como aconteceu, certa vez, com um professor que, durante a aula, manifestou-se contrário as cotas de alunos negros nas universidades e a união civil de pessoas do mesmo sexo. Embora os argumentos dele possuíssem tamanha coerência, os alunos, imediatamente, atritaram com ele, taxando-o de preconceituoso. Em razão disso, o professor levou uma advertência da direção.
                 Outo exemplo: ao recusar colocar a bandeira do movimento LGBT, no perfil de uma rede social, alegando não ter nenhum interesse de aderir a tal causa, um cidadão terminou sendo taxado de homofóbico pelos seus próprios amigos.
                Não resta a menor dúvida de que a justiça tem demonstrado eficiência no combate à discriminação, permitindo com que a sociedade procure rever certos conceitos. No entanto, tal medida acarretou em terrorismo, possibilitando com que todo ponto de vista, quando externado, fosse deturpado.
E assim sendo, é preciso termos o bom censo para compreendermos o seguinte: a liberdade de expressão é um direito que nos é oferecido, assim como o respeito ao próximo tem como a exerce o papel de dever cívico.  





Confiram hum page Minha los Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746

Caso me desejem adicionar nenhum facebock Meu, Acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem also hum fà página Fazer facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário