sábado, 11 de julho de 2015

Conto- Tropeço

                Eric do Vale

Ato de tropeçar, percalços e estorvo são algumas das palavras que, segundo o pai dos burros, definem o termo tropeço. A primeira vez que assisti a Família Adams e soube que havia um personagem com esse nome, recordei-me de um conhecido que era assim chamado pelo meu pai, em virtude da elevada estatura e o jeito desengonçado que possuía.
Sempre que me via falando de boca cheia, arrotando ou fazendo barulho, quando mastigava, o meu pai dizia:
- Quem faz isso é o Tropeço.
Ele gostava de apontá-lo para mim com uma espécie de exemplo de maus costumes.
Quando deixei cair um objeto no chão, o meu pai perguntou-me:
- Você se lembra de um cara que derrubava as coisas, chamado Tropeço? 
E assim que me viu tirando os sapatos sem desamarrar os cadarços, não se conteve:
-Não faça isso, porque é muito feio. O Tropeço é quem tinha essa mania.
Ele ainda falou de outras pessoas que tinham aquele habito e frisou:
-Quem também fazia isso era o Tropeço, aquele filho de uma égua.
Percebi, naquele momento, algo que, até então, eu desconhecia: uma espécie de repulsa pela pessoa dele. Nunca entendi direito o porquê daquela aversão e como fazia bastante tempo que não o víamos, constatei que não fazia sentido o meu pai ficar maldizendo dele.
Após censurar a forma como eu me sentava no sofá, ele finalizou:
-O Tropeço era quem fazia isso.
Aquilo permitiu com que o meu copo d´ água transbordasse:
-Ele tem nome e se chama Durval. _ Eu disse.
A resposta foi a queima roupa e mesmo resultando em um clima carregado, não me lembro de ter ouvido o meu pai chamá-lo de Tropeço, depois desse dia. 







Confiram hum page Minha los Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746

Caso me desejem adicionar nenhum facebock Meu, Acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem also hum fà página Fazer facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto



Nenhum comentário:

Postar um comentário