sexta-feira, 1 de maio de 2015

Artigo- Dois Pesos E Duas Medidas

Eric do Vale      

Acomodei-me em uma das poltronas do auditório para esperar o início da palestra do deputado estadual Renato Roseno, quando uma jovem que estava sentada do meu lado reparou   no rapaz que se aproximou da gente e perguntou onde ele havia conseguido o boton que encontrava-se pregado na camisa dele. Levado pela curiosidade, perguntei a ela o que estava escrito naquele boton e a resposta foi: “Diga Não A Redução Da Maioridade Penal”. Indaguei se ela era a favor dessa causa e a resposta foi sim. Em seguida, ela me fez a mesma pergunta e eu disse que não saberia responder, porque achava um assunto bastante delicado.
Admito que me senti constrangido em não ter uma opinião definida, considerando que esse era o principal tema da palestra. O deputado, por sua vez, apontou as principais razões para que o projeto da redução da maioridade penal não fosse aprovada. Segundo ele, a precariedade do sistema carcerário no Brasil, e a severidade das penas não resultariam na redução da criminalidade.
Não há dúvidas de que o Renato Roseno apresentou justificativas coerentes que ajudaram a esclarecer uma boa parte daqueles que assistiram a sua palestra e, provavelmente, reforçaram no pensamento daqueles que já se declaravam contrários a tal medida. Mesmo assim, isso não quer dizer que essa discussão tenha terminado e é bem certo que esteja muito longe disso acontecer.
Ao passo que admiramos o posicionamento estabelecido por Renato Roseno, ficamos cada vez mais assombrados com as abundantes informações, transmitidas pelos diversos veículos de comunicação, sobre os delitos cometidos por aqueles que ainda não atingiram a maioridade. Especialmente, os crimes hediondos.  
Acredito que todos se lembrem daquele caso do Champinha, um adolescente de dezesseis que, em 2003, depois de violentar uma adolescente, assassinou ela e o namorado dela. E se não estou enganado, esse fato foi decisivo para que fosse discutida a redução da maioridade penal, cogitando-se até a aplicação da pena de morte.
Passados mais de dez anos desse ocorrido, cá nos encontramos colocando, novamente, em pauta toda essa temática. E enquanto buscam-se soluções para esse problema, penso que Hegel estava coberto de razão, quando disse que o novo ainda não nasceu e o velho nunca morre.       



Confiram hum page Minha los Recanto das Letras http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=136746


Caso me desejem adicionar nenhum facebock Meu, Acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn



Acessem also hum fà página Fazer facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto


Nenhum comentário:

Postar um comentário