segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Conto- Viagem

Eric do Vale


a)      A Ida

Chamava-me a atenção o andar daquele homem:  era todo desengonçado; parecia que iria cair no chão. Ele continuou cambaleando até pegar um pedaço de pau e jogá-lo na janela do ônibus, onde eu estava.
- Ainda bem que não era uma pedra, porque quebraria o vidro _ Comentou um passageiro. 
Quando isso aconteceu, o ônibus já estava em movimento.
A minha prima, que me acompanhou nessa viagem, falou, assim que chegamos, para uns parentes nossos sobre um homem que entrou no ônibus, onde estávamos, dizendo-se padecer de problemas mentais e depois, quis arranjar briga com os passageiros.
Impaciente, o motorista, ajudado por dois passageiros, colocaram- no para fora do ônibus. 
-Ele saiu todo desequilibrado, pegou um pedaço de pau e atirou contra a janela do ônibus. _ Falou a minha prima.
Até hoje, eu não entendo como não fiquei a par do que estava acontecendo a minha volta.





b)     A Volta

Se não me engano, fazia uma hora que estávamos na estrada, quando um homem começou a falar muito alto. Percebia-se que ele estava bastante alterado e falava frases desconexas. 
Naquele momento, o rádio, estava ligado e tocava aquela música Vou de Táxi.
-Desliga essa... senão, eu vou quebrar... _   Gritou esse homem, conforme ia falando os mais variados palavrões.
O motorista, naquelas condições, desligou o rádio. Mesmo assim, ele não cessou com os xingamentos;
De repente, o ônibus parou para receber os passageiros de um outro ônibus que havia quebrado, conforme vim saber, tempos depois, pelo meu pai:
-Quando eu vi aquele povo chegando, estava vendo a hora daquele cara surtar de vez. _ Disse o meu pai para um conhecido dele.

A viagem prosseguiu e apesar de me sentir cansado e tenebrosos com a fúria daquele homem, servia-me de consolo saber que, logo mais, eu estaria em casa dormindo na minha cama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário